Século 21: Por que ainda assinamos contratos no papel?

Em Assinatura Digital

A Cultura do Papel

Com mais de 5.000 anos de existência, o papel se tornou uma das mais importantes invenções da história da humanidade. Ele faz parte de quase todas as culturas do mundo. Durante séculos vivemos com a cultura do papel. E mais do que isso: aprendemos a acreditar mais no papel do que no próximo. Afinal é mais confiável uma ata de reunião assinada no papel do que relatar oralmente o que foi discutido e decidido, não é mesmo?

Isso pode ser traduzido pela paixão pelo papel. A ilusão material de que o documento é mais seguro, ainda mais quando está repleto de assinaturas, carimbos e selos. Entretanto, essa cultura está mudando e enfrentando uma resistência muito grande ao tentar substituir o papel pelo digital. Mesmo que as novas tecnologias garantam uma segurança e confiabilidade muito maior que o método tradicional. Será?

Assinatura digital é melhor que assinatura no papel?

Enquanto muitas empresas ainda gastam dinheiro com impressão, gestão e armazenamento de documentos, diversas plataformas digitais já substituem o método tradicional, possibilitando o armazenamento, a gestão e a assinatura digital de contratos levando economia, praticidade e segurança.

“Os documentos assinados digitalmente têm garantias legais que agregam ainda maior segurança jurídica, até mesmo quando comparadas com assinaturas em papel. Quando assinados digitalmente, os documentos contemplam garantias técnicas de segurança superiores às outras formas eletrônicas e semelhantes às físicas, dada a associação entre o conteúdo assinado e o assinante”, afirma Ricardo Becker, advogado sócio no escritório Becker Flores Pioli & Kishino Advogados e mestre em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas.

Um dos motivos para a pouca adesão da assinatura digital no Brasil é o valor a ser investido pelas empresas. Os certificados digitais, como a ICP-Brasil, possuem um preço muito fora do alcance de grande parte da população.

A solução para o uso da assinatura digital

Pensando no uso da assinatura digital, a Câmara de Contratos criou a CAE-Digital (Chave de Assinatura Digital). Com essa ferramenta, qualquer um pode acessar a plataforma de gestão e armazenamento de contratos digitais, a Câmara de Contratos. Nela é possível assinar um documento em poucos minutos usando seu smartphone, tablet ou computador.

A Câmara de Contratos já conta com milhares de empresas utilizando a plataforma com a assinatura CAE-Digital. Trabalhando especialmente com o mercado imobiliário, empresas paranaenses já assinam contratos com os seus clientes de forma totalmente digital. A solução ajuda estas empresas a economizar tempo e dinheiro com impressão de contratos, deslocamentos e envios de documentos.

“A assinatura CAE-Digital criptografa e blinda seu contrato, não permitindo alterações no documento eletrônico”, diz Luiz Carlos Borges, vice-presidente de planejamento do Secovi-PR – Sindicato de Habitação e Condomínios do Paraná – e parceiro da Câmara de Contratos.

Século 21: Por quê ainda assinamos contratos em papel?

Luiz Carlos Borges, Vice-Presidente de Planejamento do Secovi-PR Fonte: Gazeta do Povo

Com validade de até 3 anos e custando menos de R$2,50 por mês – R$79,00 em seu valor integral – a CAE-Digital é a assinatura digital mais econômica, acessível e segura do Brasil. Isso tudo pois é a única que possui a fé pública dos cartórios, órgão de poder máximo aferidor de autenticidade de assinaturas no nosso país.

E como adquirir uma CAE-Digital? Basta acessar o site www.caedigital.com.br, clicar no botão “Comprar” e seguir os passos do cadastro. Durante o processo de criação da assinatura digital é necessário imprimir uma declaração de autenticidade, preencher a mão, levar ao cartório de notas mais próximo para reconhecer a assinatura por verdade. Depois, basta digitalizar a declaração e concluir o cadastro no site.

Artigo originalmente escrito e publicado por Gian Gonçalves

Empresas de Curitiba apresentam inovações tecnológicas em SalvadorAssociados Secovi Florianópolis-Tubarão participam de treinamento online